5 alimentos que ajudam contra Prisão de ventre

5 alimentos que ajudam contra Prisão de ventre
5 alimentos que ajudam contra Prisão de ventre
5 alimentos que ajudam contra Prisão de ventre, Prisão de ventre Causas, Popularmente chamada de constipação ou obstipação, a prisão de ventre pode ser definida pela dificuldade, momentânea ou recorrente, de evacuação das fezes, devido ao seu ressecamento.

5 alimentos que ajudam contra Prisão de ventre, Prisão de ventre Causas (Constipação) apresenta como principais sintomas a ocorrência de cólicas, irritação, inchaço na região da barriga e fezes duras e ressecadas, distensão abdominal, gases, hemorroidas, hérnias, fadiga, e um risco considerável de diverticulose e varizes.

Como causas da prisão de ventre, podemos destacar a adoção de hábitos alimentares irregulares (nos quais a pessoa consome pouca quantidade de fibras e não bebe muita água ou líquidos em geral) ou altos níveis de estresse.

Alguns especialistas afirmam também que a falta de exercícios físicos podem contribuir para a ocorrência da prisão de ventre, bem como quadros de depressão e ansiedade, doenças ligadas ao cólon e efeito colateral de certos remédios. Além disso, devido às características hormonais, as mulheres apresentam mais chance de ter prisão de ventre que os homens, sendo que nelas os sintomas são mais acentuado durante a gravidez.

Tratamento Prisão de Ventre

Para tratar a prisão de ventre, procure consumir alimentos que sejam ricos em fibras, por exemplo, frutas frescas com bagaço, cereais e vegetais. As fibras são fundamentais, já que suas propriedades agem no amolecimento das fezes, que passam a absorver mais água, facilitando o processo de evacuação.

Também é preciso ingerir altas quantidades de líquidos diariamente, principalmente água. Outra boa alternativa são os chás quentes e o famoso leite de magnésia. Mas atenção: sempre procure um médico e tome cuidado com o uso elevado de laxantes.

Uma dica é ter o hábito de ir ao banheiro sempre no mesmo horário diariamente, e procurar nesse momento ficar tranquilo, lendo uma revista ou ouvindo música, aguarde ali sentado pelo menos uns quinze minutos sem ficar forçando, pode ser que a principio não dê resultados, mas com isso irá reeducar seu organismo.

Prisão de ventre,5 Alimentos que soltam o Intestino

prisão-de-ventre-alimentação

Farelo de trigo

Rico em fibras – cerca de 13g para ½ xícara de chá – o farelo é responsável por regular e livrar o intestino de toxinas que impedem o perfeito funcionamento.

Além do farelo de trigo, outros cereais integrais devem ser priorizados, são eles: aveia, semente de linhaça, arroz integral e farinha integral.

Bagaço de laranja

Fruta fibrosa, a laranja contribui para a melhora do intestino. Além do suco, é importante ingerir o bagaço, parte que concentra as propriedades mais eficientes.

Além da laranja, frutas como mamão e melancia são indicadas. A ameixa seca também é usada como remédio natural para soltar o intestino e pode ser intercalada entre as principais refeições.

Espinafre

O espinafre e as outras verduras escuras são alimentos ricos em fibras insolúveis, que são as responsáveis por aumentar o movimento intestinal.

Além da ingestão de alimentos que estimulam o organismo, é extremamente importante ingerir grande quantidade de água. Afinal, a fibra só consegue agir com a ajuda da água.

Lentinha

Rica em fibras solúveis, a lentinha carrega cerca de 8g de fibras para cada xícara de chá e, portanto, contribui para a formação do bolo fecal.

Polpa de frutas e outros legumes também são fonte de fibras solúveis.

Amêndoas com casca

Além de também ser um alimento rico em fibras, a amêndoa carrega substâncias oleosas que ajudam a hidratar o intestino e o bolo fecal, facilitando a passagem por todo o canal intestinal.

Amendoim e castanhas em geral desempenham a mesma função.

* Lembrando que nada substitui os conselhos de seu médico.

Este é um blog de receitas e dicas sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Classifique essa receita
[Total 1 Media: 5]

Deixe seu Comentário...