Alimentos poderosos para consumir no dia a dia

Alimentos poderosos para consumir no dia a dia
Alimentos poderosos para consumir no dia a dia
Alimentos poderosos para consumir no dia a dia, listamos 12 que tem um poder intenso na sua saúde, veja e coloque em sua dieta diária.

Alimentos poderosos para consumir no dia a dia, Limão, cebola, uva, kiwi, grãos e outros alimentos nutritivos e antioxidantes, que previnem o envelhecimento, melhoram a flora intestinal, dão mais energia (até entre quatro paredes)… e ajudam até a emagrecer!

Limão

O ativo d-limoneno (presente na casca) ajuda a combater a ansiedade e a depressão. A fruta é rica em vitamina C, silício, fósforo, cálcio e ferro, nutrientes que previnem doenças virais. Também contém ácido cítrico, que, por facilitar a digestão, é perfeito para aliviar a sensação de azia. No cardápio: até uma unidade por dia no tempero de saladas ou no preparo de outros pratos.

Cebola

Nem pense em fazer careta: ela previne doenças do coração e tumores no estômago e no intestino. Por causa dos compostos de enxofre, que têm ação expectorante, a cebola ainda inibe a ação de fungos que provocam problemas respiratórios. No cardápio: pelo menos duas unidades cruas por semana em saladas.

Mirtilo

A frutinha azul tem elevado teor de antioxidantes. “Eles neutralizam os radicais livres, que provocam doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce da pele”, explica Andrea Andrade, nutricionista da RG Nutri, em São Paulo. No cardápio: uma porção de 100 gramas duas vezes por semana

Semente de chia

Possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e fibras (40% da composição), além de cálcio e ômega 3. “Age contra a prisão de ventre, aumenta a imunidade, previne a osteoporose, reduz os níveis de triglicérides e ajuda a emagrecer”, enumera Karin Honorato. No cardápio: de 1 a 2 colheres (sopa) por dia, em frutas, sucos ou no preparo de pães ou bolos.

Uva

Ajuda na reposição de minerais e dá energia. Entre seus compostos, está o resveratrol, poderoso antioxidante. É antiinflamatória, cardioprotetora e antiviral. Também possui ácido elágico, protetor da pele, e málico, que inibe a vontade de comer doces. No cardápio: um cacho médio ou uma taça de vinho tinto por dia.

Gergelim

Não pode faltar no prato de quem sofre com prisão de ventre, pois lubrifica o sistema digestivo e atua como laxante suave. Tem alto teor de cálcio e ferro e é rico em vitaminas do complexo B. Por ser bastante energético, pode ajudar a potencializar o apetite sexual. No cardápio: em pasta, 1 colher (sopa) todo dia.

Amaranto

O grão originário dos Andes, encontrado em flocos ou em pó, tem alto teor de proteínas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes (o que previne o envelhecimento). “Os estudos sobre o amaranto ainda são recentes, mas benefícios nutricionais para a pele e o cabelo já foram comprovados”, lembra a nutricionista Alessandra Coelho, da Clínica Franco e Rizzi, em São Paulo. No cardápio: de 2 a 3 colheres (sopa) da farinha, misturada a iogurtes, sucos, leite desnatado e salada de frutas.

Iogurte natural

Os microorganismos presentes no iogurte equilibram a flora intestinal e auxiliam na prevenção de inflamações e câncer na região. Essas bactérias também ajudam no combate ao mau hálito, cáries e doenças da gengiva. Fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B, o iogurte deixa a pele mais bonita e evita a queda de cabelo. No cardápio: um pote por dia, puro, com frutas ou granola.

Aveia

Os flocos são boa fonte de vitaminas, sais minerais, carboidratos saudáveis e fibras solúveis. “A aveia ajuda a diminuir o colesterol e a absorção de açúcares e gordura pelo organismo. Por isso, deve fazer parte principalmente da dieta de pessoas que sofrem de diabetes, colesterol e triglicérides elevados e de quem pretende perder peso”, recomenda Murilo Dátillo. No cardápio: de 2 a 4 colheres (sopa) por dia em frutas, sucos ou vitaminas.

Quinua

Abuse do grão para blindar o esqueleto, devido à alta concentração de cálcio, e ganhar mais pique, já que é rico em carboidratos. Além de potássio, manganês e vitaminas D e E, a quinua contém muita lisina, aminoácido que fortalece a imunidade e melhora a memória. É encontrada em forma de grãos, flocos e farinha. No cardápio: 2 colheres (sopa) ao dia, em qualquer refeição.

Banana verde

Dá para tirar bastante proveito da banana antes que ela amadureça. Na versão verde, possui alto teor de amido resistente (AR), um tipo de carboidrato que funciona como alimento probiótico, beneficiando a flora intestinal. Outro benefício do consumo é a diminuição da barriga. Pelo baixo índice glicêmico, previne diabetes. No cardápio: meia unidade ao dia.

Brócolis

Além de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, apresentam compostos bioativos, como os glicosinolatos, ótimos para a saúde. “Eles ajudam o fígado a eliminar substâncias tóxicas do corpo e têm alto potencial anticancerígeno”, afirma Astrid Pfeiffer. No cardápio: meio prato ao dia.

Chá verde

Além de excelente antioxidante, anticancerígeno e protetor das artérias, o chá extraído da planta Camellia sinensis também tem sido aclamado pelo poder de acelerar o metabolismo, ajudando a queimar gordura corporal e facilitando a perda de peso. No cardápio: se liberado por um médico, 1 xícara por dia após as refeições. Por conter cafeína e acelerar o metabolismo, não é indicado para quem sofre com problemas cardíacos.

Inhame

Apesar de não ser muito badalado na feira, o tubérculo tem tudo para se tornar um dos mais frequentes no prato. Carregado de ferro, ele ajuda a afastar a anemia. De fácil digestão, é ótima fonte energética e possui bastante fósforo, o que melhora a resistência e diminui o cansaço. No cardápio: uma unidade cerca de três vezes por semana.

Kiwi

Vale se esbaldar. A fruta, rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres e melhora a absorção do ferro disponível em outros alimentos. Outro destaque é a enzima actinidina, altamente digestiva. No cardápio: uma unidade todos os dias.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Classifique essa receita
[Total 0 Media: 0]

Deixe seu Comentário...