Carambola Vitaminas Benefícios e Contra-Indicações

Carambola Vitaminas Benefícios e Contra-Indicações
Carambola Vitaminas Benefícios e Contra-Indicações
Carambola Vitaminas Benefícios e Contra-Indicações, Quem já não saboreou uma linda fatia de carambola? Em formato de estrela quando fatiada, é ótima para decorar sobremesas, acompanhar sorvetes, como ingrediente de sucos ou comer in natura.

Carambola, Fruta suculenta, com sabor agridoce e de baixo teor calórico, a carambola é aliada em dietas para emagrecer.

As vitaminas da carambola são A, B1, B2, B5 e C, proteínas, fibras, gordura, muita água, hidratos de carbono, fósforo e ácido oxálico.

Com todos estes componentes, a fruta tem muitos efeitos positivos e até negativos à saúde. Confira abaixo os benefícios da Carambola à nossa saúde e quando devemos ficar atentas em relação a seu efeito tóxico.

Benefícios da Carambola

Por ser rica em fibras, a carambola ajuda combater o colesterol ruim, previne doenças do coração, ajuda emagrecer, previne a hipertensão, melhora a digestão e o trânsito intestinal.

Rica em vitamina C, a carambola melhora a saúde dos cabelos, protege contra os radicais livres por ter substâncias antioxidante, previne câncer, melhora o sistema imunológico e previne resfriados e gripes e dor de garganta. Ela combate febre e é expectorante.

Por ter baixo teor de açúcar, é indicada para pessoas com diabetes. Suas fibras atuam também como reguladoras dos níveis de açúcar no sangue.

Graças a substâncias antioxidantes, a carambola previne o envelhecimento precoce e melhora a pele, evitando marcas do tempo como rugas, linhas de expressão e manchas.

Rica em água, é potente hidratante do organismo e da pele, mantendo-a saudável e jovem. Previne espinhas e acnes, além de outras infecções da pele, combatendo dermatite atópica e psoríase. A vitamina A da fruta protege a visão, a pele. As vitaminas do complexo B é ótima para as grávidas.

Por ter propriedades antimicrobianas, além de prevenir a acne e espinhas, a carambola previne a salmonela, E-Coli e estafilococos, causadores de diarréias.

A fruta tem ainda propriedades que estimulam o apetite. A raiz da caramboleira protege o pâncreas e suas folhas amassadas são usadas topicamente contra picadas venenosas.

Contra-indicações da carambola

A caramboxina é uma substância em baixa concentração na fruta, porém é tóxica. Nas pessoas saudáveis, em pequenas doses, o corpo elimina facilmente a toxina, mas para quem tem problemas renais, a toxina não é eliminada pela urina, ou seja, não é filtrada pelos rins, ficando concentrada no organismo, o que pode ser fatal.

Quando acumulada no organismo, a substância tóxica provoca soluços, confusão mental, epilepsia, convulsão e pode levar à morte.

Em pessoas sem problemas renais, o consumo da carambola ou o suco deve ser ingerido de forma moderada, o exagero da fruta pode levar a problemas renais e neurológicos, afirma estudos da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

Ela pode interferir ainda na absorção de nutrientes.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Classifique essa receita
[Total 0 Media: 0]

Deixe seu Comentário...