Receita de Bolinho Caipira

Receita de Bolinho Caipira
Receita de Bolinho Caipira
Receita de Bolinho Caipira, Aprenda com essa receita como fazer de forma fácil e pratica o famoso Bolinho caipira, esse salgado delicioso e tipico.

O bolinho caipira é um salgado frito e recheado com carne, típico da culinária caipira no Brasil, originário do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

Embora não haja consenso sobre a autoria do petisco, o bolinho ao longo do tempo tornou-se um alimento tradicional na região, e é servido principalmente durante festas juninas e quermesses, reconhecido na região desde o tempo dos tropeiros

Receita de Bolinho Caipira

Ingredientes Massa

  • 1/2 kg de farinha de milho amarela
  • 2 colheres de sopa de farinha de mandioca crua
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 l e 1/2 de água

Recheio:

  • 1/2 kg de carne moída (patinho magro é melhor) (vc tb pode usar calabresa moída)
  • 1 Cebola picada finamente
  • 2 alhos esmagados
  • Sal e pimenta do reino
  • Salsinha e cebolinha picadas finamente

Modo do Preparo
Recheio

  1. Tempere a carne crua e reserve

Massa:

  1. Misture as duas farinhas em uma tigela,
  2. Adicione o óleo e reserve,
  3. Ferva a água Acrescente a água sobre a farinha aos poucos mexendo sempre até a massa homogeneizar,
  4. Pegue uma pequena porção da massa, e amasse na palma das mãos
  5. Coloque dentro um pouco do recheio e feche formando um bolinho comprido (como um bolinho de carne)
  6. Frite os bolinhos caipiras em óleo quente
  7. Sirva com pimenta vermelha

Calorias : 150 kcal, aproximadamente (se feito com carne moída)

Esse Salgado Típico é muito apreciado em muitos lugares do País, e feito de formas diferentes dependendo da região, cada variação tem seu sabor e sua forma de preparo, o que deixa ainda mais delicioso.

Não se conhece muito sobre a origem da iguaria, não havendo registros históricos ou fotográficos, tendo sido passada a gerações seguintes por meio de tradição oral. Há diversas teorias sobre onde e quando se originou o prato. Uma delas diz que ocorreu antes de colonização portuguesa, entre os índios puris, segundo a qual, eram utilizados peixes como lambari ou pequira, e farinha ou beiju na composição do salgado, até a vinda dos portugueses, que introduziram a carne de porco.

Outra hipótese afirma que o bolinho teria surgido com os tropeiros, durante o século XVII, de acordo com Elza Fortunato Carnevalli de São José dos Campos, “o quitute nasceu com os tropeiros, há muito tempo, eles percorriam o Vale do Paraíba, a cavalo, margeando o rio. Na hora de comer, faziam uma mistura sovada de farinha de milho e água, temperavam e a enrolavam em um peixinho chamado piquira e fritavam”. Assim também davam o formato atual do bolinho caipira. Diz-se ainda que o bolinho poderia teria surgido à epoca da escravidão no Brasil, segundo alguns relatos.

Variedades de Bolinho Caipira

Todavia, também sustenta-se que o bolinho tenha sido criado na cidade de Monteiro Lobato. Segundo esta versão, o bolinho caipira era conhecido anteriormente como “bolinho da Toninha”, por ser uma invenção de uma moradora do município. A iguaria era vendida no mercado tropeiro da cidade e, devido à sua posição dentro do Vale do Paraíba, a receita foi facilmente disseminada para outros municípios da região.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Classifique essa receita
[Total 0 Media: 0]

Deixe seu Comentário...