Receita de Molho bechamel

1
Receita de Molho bechamel
Receita de Molho bechamel
Receita de Molho bechamel, aprenda como fazer essa delicia, O molho bechamel, do francês béchamel (Pronúncia francesa: [beʃaˈmɛl]) é um molho que se obtém cozinhando farinha de trigo (ou amido de milho) em manteiga ou margarina e depois diluindo essa mistura com leite.

Deve ter coloração marfim, aparência de creme e sabor sem gosto de farinha crua. Depois de cozido, deve ser temperado de acordo com os alimentos que vai acompanhar. O bechamel é ainda base de muitos outros molhos, sopas, cremes, recheios e souflés.

Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do século XIX, o francês Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade. No entanto, o nome béchamel pode ser alusivo a Louis Béchameil de Nointel, maître d’hotel do rei Luís XIV, que viveu dois séculos antes, havendo registros de que os molhos à base de creme de leite já existiam nesse tempo.

Embora muitas receitas não refiram à diferença entre este molho e o molho branco (a sua variedade mais simples), outras indicam claramente a necessidade de cozer bem a farinha na manteiga derretida antes de acrescentar o leite. Algumas receitas referem-se à necessidade de a farinha ser alourada, ou seja, levemente queimada, à maneira do roux, antes de se acrescentar o leite.

Embora a maioria das pessoas pense que Molho Branco e Molho Bechamel são a mesma coisa, existe uma singela diferença entre eles. A base e a forma de fazer são essencialmente a mesma mas, no Bechamel, o leite usado é aromatizado e temperado por infusão de ervas, especiarias e hortaliças – tradicionalmente, os mais usados são: cebola, alho, noz-moscada ralada, folha de louro, e pimenta-do-reino. O Molho Branco e/ou Béchamel é muito utilizado na culinária de muitos países, sendo base de muitos molhos, sopas, cremes, recheios e soufllés.

Receita de Molho bechamel, Rendimento de 1 litro, Tempo de Preparo de 20 minutos

Ingredientes:

  • 100g de manteiga (4 colheres de sopa)
  • 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
  • 1 litro de leite
  • 2 dente de alho
  • 2 folhas de louro
  • 2 cebolas em fatias
  • Pimenta-do-reino branca moída a gosto
  • Noz moscada ralada a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  1. Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino.
  2. Leve ao fogo até ferver.
  3. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto.
  4. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
  5. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.
  6. Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha.
  7. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. – A essa base se dá o nome de roux;
  8. Tire a panela do fogo.
  9. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem.
  10. Cuide para que não fiquem pelotas:
  11. Coloque o sal;
  12. Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme.
  13. Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.

Dicas:

  • Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.
  • Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho branco/bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

[Total: 1    Média: 5/5]
loading...

Deixe seu Comentário...